Quer decorar um imóvel para alugar? Há dois pontos de vista possíveis: o do proprietário, que quer atrair locadores; e o de quem aluga a casa ou apartamento. Entenda quando vale a pena decorar a propriedade, como colocar seu imóvel para locação e o que considerar se for a pessoa que está alugando a residência.
Quando vale a pena decorar imóvel para alugar?
Se você é proprietário de imóveis para gerar renda de aluguel, é importante conhecer formas de decoração que se adaptam a diferentes inquilinos e dão uma cara nova para a casa ou apartamento. Assim, como deixar os ambientes com personalidade e estilo sem gastar muito e causar grandes mudanças no imóvel? É o que explicam as arquitetas do escritório Oliva Arquitetura.
“Os proprietários costumam buscar soluções que sirvam como uma boa base para os futuros inquilinos que, por sua vez, procuram maneiras de personalizar a moradia sem realizar altos investimentos e soluções permanentes”, explica a arquiteta Bianca Atalla.
Neutro e resistente
A primeira dica das arquitetas para quem está pensando em montar um apartamento para ser alugado é: busque disponibilizar aos inquilinos boas soluções de marcenaria, com cores neutras e revestimentos resistentes. No tocante aos revestimentos, pisos em porcelanato costumam ser uma boa pedida, pois não riscam com facilidade, são práticos para a hora limpeza e duram por muitos anos sem a necessidade de manutenção.
Para a pintura, Fernanda Mendonça explica que a paleta clara continua sendo a mais adequada neste primeiro momento. “Como é algo que os futuros moradores podem trocar com facilidade, a solução mais prática é deixar todos os cômodos com uma atmosfera bem clean”.
Com esse pensamento, o proprietário dá carta branca para o morador personalizar as paredes da maneira que preferir quando se instalar em sua casa.
Móveis
Dependendo do público a quem o seu imóvel está direcionado, pode ser uma boa opção mobiliar a casa ou apartamento. Aqui, móveis planejados e ergonômicos, com cores base que se adaptam ao estilo do inquilino são boas escolhas.

O que considerar se você for o inquilino?
Avalie quanto tempo irá ficar no imóvel
Claro que é muito melhor morar em um imóvel que tem a sua cara. Porém, se seu objetivo é ficar pouco tempo nele, decorar pode ser um desperdício de tempo e dinheiro. O ideal é somente investir na decoração se você pretende morar ali por mais de um ano, pelo menos.
Se a sua estadia no imóvel for mais curta, procure investir em objetos simples, que serão fáceis de transportar depois. Como vasos e quadros de fotografias. Mexer nas paredes e estrutura de um imóvel em que você vai morar pouco tempo não é tão interessante.
Verifique as possibilidades de reforma
Outro ponto importante na hora de decorar é conferir o que é possível reformar ou não. Algumas estruturas do imóvel não podem ser mexidas, até mesmo para manter a segurança da edificação. Por isso, tenha atenção ao que pretende mudar e confira se as mudanças não vão causar danos.

Converse com o locador
Sendo o imóvel alugado, para muita coisa você vai precisar pedir autorização do dono. Para coisas simples, como a instalação de uma prateleira, isso não é necessário. Porém, para mudanças maiores, é fundamental conversar com o locador.
Se você pretende mudar as portas ou pintar as paredes, por exemplo, peça autorização. A mesma coisa vale para instalar um lustre, instalar peças de madeira nas paredes, reformar com novos rodapés, etc. Essa conversa prévia vai evitar que você tenha dores de cabeça no futuro.
Pense no futuro
Para se planejar e adquirir seu imóvel, comece se organizando. Você precisa saber o quanto ganha e o quanto gasta por mês. Em seguida, entenda o quanto você pode economizar nas despesas. Então, defina uma meta para poupança, para você poder guardar todo mês.
Juntando todo esse dinheiro, você vai, daqui a um tempo, conseguir ao menos dar uma entrada em um financiamento imobiliário. Ter a ajuda de um educador financeiro pode ser algo a se considerar. Assim você pode ter um apoio na hora de guardar dinheiro e planejar seus sonhos.
Saiba a melhor forma de custear
Agora que você já sabe como decorar, é hora de falarmos sobre os custos das mudanças. Para você pagar por uma nova decoração, você pode usar um valor que tem guardado ou um cartão de crédito.
No segundo caso, você vai poder comprar a prazo e até parcelar as contas. Inclusive, vários cartões de crédito têm benefícios interessantes. Por exemplo, de cashback, em que você recebe parte do dinheiro que gastou de volta.

Como colocar o seu imóvel para alugar?
Deixe seu imóvel com a URBS Aluga, uma imobiliária completa que oferece todos os serviços possíveis para te auxiliar e descomplicar sua locação.